Bem-Vindos ao nosso novo Blog.

Aqui você encontrará ótimos conteúdos para saber tudo sobre a transição do Império para República no Brasil.
Esperamos que os satisfaçam.

O Primeiro Reinado (1822-1831)


O Primeiro Reinado correspondeu ao período em que o Brasil foi governado por D. Pedro I.
            Se julgava que iria reinar tranqüilamente deve ter se desiludido rapidamente.
            O primeiro problema era a luta pelo poder. O imperador queria mandar em todo o mundo, a elite queria mandar no imperador, os burocratas desejavam resolver sozinhos todos os problemas nacionais e o povo precisou de um “diálogo” com a cavalaria da polícia para entender que todos poderiam mandar, menos ele.
            O segundo problema: durante seu governo, D. Pedro I manteve-se intimamente ligado à política portuguesa, e portugueses eram a maioria de seus generais e acessores mais próximos. Ele era o herdeiro do trono lusitano. Com a morte de D. João VI, seria simultaneamente rei de Portugal (Pedtro VI) e imperador do Brasil.
            Corríamos, portanto, o risco permanente de voltar aos braços da antiga metrópole, se não como colônia, pelo menos como Reino Unido. Os políticos e a opinião pública da época perceberam isso perfeitamente e, em conseqüência, passaram a olhar o soberano com desconfiança.
            Finalmente havia a crise econômica que afligia o País e a dificílima situação financeira do governo, que estava praticamente falido.